Genialidade nos Beatles
George Harrison, musicalmente falando, era o cara nos Beatles. Porém, era muitas vezes relegado – junto com Ringo Starr – ao papel de coadjuvante, pois os “frontmans” da banda sempre foram os carismáticos Paul McCartney e John Lennon. Mas para quem tinha um mínimo de conhecimento musical acima da média medíocre dos amantes das paradas de sucesso, George Harrison foi muito mais que o Beatle místico que trouxe cítaras para o som da banda.
Admirador confesso de Carl Perkins e Andrés Segóvia, Harrison foi o principal responsável pelo elaborado requinte harmônico que os Beatles apresentavam, principalmente quando passou a dominar a complexa técnica com com guitarras de 12 cordas, o que acabou influenciando posteriormente, e de maneira decisiva, na sonoridade de inúmeras bandas. Com o fim das apresentações ao vivo dos Beatles (atitude da qual foi um dos mais fervorosos defesores), Harrison passou a contribuir mais intensamente para a música que a banda criava em estúdio, por trazer ideias mais densas e viajandonas, inaugurando a psicodelia musical – vide os requintados arranjos de Within You, Without You, Love You Too, Blue Jay Way, todas com explícitas influências orientais.
Canções (Beatles)
A partir do álbum Revolver, de 1966, George Harrison realmente começou a compor músicas de maior qualidade, chegando a competir no mesmo nível com as composições de Lennon e McCartney. Neste álbum ele conseguiu lançar pela primeira vez três canções de sua autoria. Mas só em 1968 uma composição sua atingiria grande sucesso, a canção While My Guitar Gently Weeps, incluída no álbum duplo The Beatles (Álbum Branco). Curiosamente, o solo de guitarra de que fala a letra da música é executado pelo seu grande amigo Eric Clapton. No álbum de 1969, no disco Abbey Road, George lançou duas composições próprias: “Something” e “Here Comes the Sun” (provavelmente suas mais populares canções).
Something foi a primeira canção de George a ser lado A de um compacto dos Beatles, “Something/Come Together”. Ela é considerada sua mais bela canção e foi regravada por Elvis Presley e Frank Sinatra. Para Frank Sinatra, esta era “a melhor canção de amor dos últimos 50 anos” entretanto, ironicamente, Sinatra pensava que sua canção favorita tinha sido escrita por Lennon/McCartney. Porém, posteriormente na apresentação “Concert for the Americas”, Sinatra antes de fazer sua versão de “Something”, a credita como graciosamente escrita por Harrison.
Fonte: Blogmax - O Blog Oficial da Mundomax
Nenhum comentário:
Postar um comentário